Ford Credit


Veja abaixo algumas informações sobre o processo de financiamento.

Por que financiar o seu veículo?

O consumidor que não possui o recurso total para adquirir o veículo de seu interesse, ou deseja manter seus investimentos para outras oportunidades e necessidades, poderá optar pelo financiamento de parte dos recursos, dentre as diversas opções de entrada, prazos e taxas disponíveis no Programa Ford Credit*.

Informações de crédito

Crédito é a capacidade de endividamento de uma pessoa ou empresa na realização de um financiamento, isto é, a capacidade de pagar de forma parcelada a aquisição de um produto ou serviço, em que se acrescenta uma taxa de juros ao montante financiado que altera conforme a opção de tempo de pagamento.

Saiba mais sobre a CET

CET é a sigla adotada para Custo Efetivo Total. Por meio dela, você confere quais os custos envolvidos na operação de crédito ou de arrendamento mercantil. Esta informação foi criada para proporcionar transparência e segurança na contratação de operações de crédito e/ou arrendamento mercantil, permitindo ao consumidor o poder de comparação de valores das propostas de financiamento.

A CET é composta por:

  • Juros: Taxa da operação de Crédito (CDC – Crédito Direto ao Consumidor);
  • Encargos Financeiros: Taxa da operação de Arrendamento Mercantil (Leasing);
  • Tributos;
  • Tarifas: Tarifas cobradas na operação;
  • Registros: Despesas com registros dos instrumentos contratuais e despesas de gravame;
  • Seguros: Eventuais seguros contratados na operação;
  • Demais custos ou encargos envolvidos na operação.

O que é Alienação Fiduciária?

Trata-se de uma garantia para a operação de financiamento, em que o credor fica com a posse indireta e o devedor com a posse direta. A informação sobre a alienação fiduciária (restrição administrativa) é inserida no documento do veículo, com o objetivo de impedir a transferência de propriedade até que ocorra a quitação do financiamento. Essa garantia somente será executada em caso de inadimplência.

Quem é o titular do automóvel/caminhão?

O bem é de propriedade do cliente, com restrição administrativa (alienação fiduciária) à instituição financeira que concedeu o crédito.

Posso substituir o automóvel/caminhão financiado por outro?

Sim. Você pode optar pela transferência do bem a qualquer momento, desde que haja aprovação prévia da instituição financeira, que analisará as condições do contrato e do novo automóvel/caminhão a ser alienado ( 0 (zero) Km ou usado).

Posso transferir meu financiamento para terceiros?

Sim. Você pode transferir seu financiamento para terceiros desde que as parcelas estejam em dia e a instituição financeira aprove previamente o crédito do terceiro interessado em adquirir o automóvel/caminhão.

Posso liquidar antecipadamente meu contrato de financiamento?

Sim. Você tem esta opção, e deve solicitar o boleto de pagamento com o valor total para quitação diretamente para a instituição financeira.

Cuidado com os fraudadores

Os fraudadores utilizam documentos e informações extraviados ou furtados adquiridos de várias maneiras, tais como: telefonema, revistando lixo, via internet, correspondência roubada, entre outras. Com as informações adquiridas da vítima, o fraudador tenta abrir contas bancárias, adquirir financiamentos de veículos ou contata a vítima para oferta de empréstimo pessoal ou venda de veículo mediante depósito prévio de valores.

A Ford Credit destaca que não opera com crédito pessoal, restringindo as operações de financiamento do Programa Ford Credit* exclusivamente para aquisição de veículos nos Distribuidores Ford ou outros canais devidamente autorizados, e que em nenhuma hipótese envia qualquer comunicação eletrônica (e-mails) ou telefona para seus clientes solicitando informações pessoais, dados de cartão de débito ou crédito, pagamento com cheque ou depósito de qualquer valor.

Garanta sua segurança e tranquilidade, e não forneça informações desse tipo a terceiros sem a devida precaução. Caso identifique alguma irregularidade, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento.

Dicas de Segurança

As fraudes existem, mas há maneiras simples de garantir sua segurança. Veja abaixo algumas dicas para manter dados e transações em segurança:

  • Não passe suas informações para estranhos;
  • Não deixe, por exemplo, seu endereço ou telefone disponível a todos;
  • Evite mandar dados bancários, endereços e telefones pessoais*;
  • Não efetue depósito prévio para aquisição de empréstimos;
  • Só assine o contrato de financiamento em um Distribuidor Ford;
  • Cuidado ao fotocopiar documentos, não esqueça os originais ou as cópias na fotocopiadora;
  • Quando fizer uma simulação de financiamento, tenha certeza que os documentos/papéis impressos sejam inutilizados na sua presença;

*Dados enviados por e-mail podem ser interceptados por terceiros e usados para propósitos ilícitos.

Segurança ao Financiar um Veículo Novo

Não confie em oportunidades e ofertas muito abaixo do que o mercado está oferecendo. Pesquise a veracidade do negócio antes de fechar um financiamento. Antes de comprar o veículo, verifique as condições, o prazo e os itens que estão cobertos pela garantia. Não deposite valores prévios para análise do crédito, esta não é a prática do mercado.

Sempre que solicitar a substituição de garantia, isto é, quando trocar um veículo por outro durante um financiamento, formalize as assinaturas no termo de substituição. Assim você terá a segurança de que a troca da garantia foi efetivamente formalizada, e evita que o contrato permaneça vinculado ao veículo anterior.

Segurança ao Financiar um Veículo Usado

Comprar um carro usado requer algumas precauções importantes para garantir sua tranquilidade e segurança, veja a seguir:

  • Analise o estado geral do veículo (mecânica, funilaria e pintura);
  • Verifique também se há pendências de IPVA’s, Licenciamento, DPVAT’s e multas de trânsito;
  • Certifique-se que o veículo não está alienado a nenhuma outra instituição financeira.

Sempre comunique a compra e venda de veículos ao Detran. Ao deixar um veículo como parte de pagamento, lembre-se de comunicar a compra/venda ao Departamento de Trânsito local. Dessa forma, você evita a cobrança de dívidas, impostos, multas e atribuição de responsabilidades administrativas, cíveis e criminais que deveriam ser do adquirente.

Furto ou Extravio de Documentos

Em caso de furto ou extravio de documentos, algumas ações de segurança deverão ser tomadas, tais como

  • Registro de Boletim de Ocorrência (BO).
  • Comunicar a perda aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA.

www.serasa.com.br
www.apoioaoconsumidor.com.br

Roubo ou Perda Total do Veículo durante a Vigência do Financiamento
Caso o veículo esteja segurado, contate primeiramente a Seguradora para comunicar o sinistro. Após, contate imediatamente a instituição financeira.

* Contratos de arrendamento e financiamento do Programa Ford Credit são operacionalizados pelo Banco Bradesco Financiamentos S.A.