Duvidas Gerais

Perguntas Frequentes: Quer financiar seu veículo? / Para você que já é cliente / Dúvidas Gerais


PERGUNTAS FREQUENTES / Dúvidas Gerais


FINAME

O que é FINAME?
É o Programa Especial de Financiamento suportado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O objetivo do Finame é apoiar a produção e comercialização de equipamentos nacionais novos contemplados na política do BNDES para o produto.
Vantagens:

  • Prazo longo;
  • Carência de 3 ou 6 meses;
  • Custo financeiro atrativo (taxa).

O que é FINAME Leasing?
É uma operação de Leasing, destinada para aquisição de veículos pesados, máquinas e equipamentos novos e de fabricação nacional com recursos e regras BNDES.
Vantagens:

  • Arrendamento a longo prazo;
  • Custo financiamento atrativo (taxa);
  • Não há incidência de IOF;
  • Não imobilização do equipamento pela Empresa arrendatária;
  • As contraprestações poderão ser classificadas como despesa operacional, reduzindo a base de cálculo para Imposto de Renda;
  • O cliente não precisa apresentar certidões que são necessárias no Finame.

Quais os beneficiários do Programa Procaminhoneiro e PSI?
Para verificar enquadramento às políticas do BNDES para os produtos Procaminhoneiro e PSI consulte o site: http://www.bndes.gov.br.

Como são realizados os financiamentos?
Os financiamentos são operacionalizados por instituições financeiras credenciadas junto ao BNDES, denominadas agentes financeiros, que, após análise da operação, encaminham Proposta de Abertura de Crédito Fixo (PAC) juntamente com a documentação exigida, solicitando aprovação e liberação do recurso ao BNDES.

Quem pode obter um financiamento no BNDES?
Para verificar enquadramento às políticas do BNDES, consulte o site: http://www.bndes.gov.br.

Quais são os requisitos mínimos para se fazer um contrato de FINAME?
Estar em dia com as obrigações fiscais, tributárias e sociais, apresentar cadastro satisfatório, demonstrando capacidade de pagamento e garantias suficientes para cobertura do risco da operação (empresas concordatárias e em processo de falência não têm acesso a este tipo de financiamento).

A atividade do Beneficiário deverá ser compatível com o bem a ser financiado.

Apresentar as certidões:

  • CND do INSS (CEI*) * No caso de Pessoa Física equiparada a Jurídica, informar o Nº do CEI (se possuir);
  • CRF do FGTS;
  • Conjunta;
  • RAIS (Nº do CREA);
  • RNTRC.

Como é feito o repasse do recurso liberado pelo FINAME para o fabricante?
O BNDES credita o valor da operação para a instituição financeira, e esta faz o repasse total da quantia liberada para o fornecedor do caminhão ou equipamento vinculado.

Como é composto o custo da operação (juros)?
Para verificar o custo vigente aprovado pelo BNDES, consulte o site: http://www.bndes.gov.br.

O FINAME oferece carência?
A Ford Credit* trabalha regularmente com carência de 3 ou 6 meses compreendendo o período que vai da autorização de faturamento (data base) até a liberação do recurso. Durante esse período de carência, somente a taxa de juros é cobrada trimestralmente.

* Contratos de Finame do Programa Ford Credit são operacionalizados pelo Banco Bradesco S.A.

O que é amortização?
Refere-se ao período que se inicia imediatamente após o término da carência, quando se paga o principal dos recursos financeiros. Nesse prazo paga-se, periodicamente, uma parcela do principal acrescida dos juros incidentes sobre o saldo devedor. Essa periodicidade normalmente é mensal.

É permitido fazer substituição de bem no FINAME?
O BNDES só permite a substituição do bem em casos de sinistro ou problemas de performance (entenda-se como "problema de performance", quando o fabricante entrega o produto com problemas). Neste caso o fabricante emite uma carta informando o problema e a necessidade de troca do produto.

É permitido o repasse de contrato para outro proponente?
Sim. Para tanto, a Instituição Financeira analisa o cadastro do novo proponente e verifica se ele é elegível para a operação de Finame. Concluída a analise, é solicitada a alteração/transferência do Finame ao BNDES.

Nota:O contrato deverá estar com as prestações em dia.

Quais as vantagens do FINAME Ford Credit*?

Contamos com uma equipe altamente especializada no segmento de caminhões, propiciando um atendimento personalizado, bem como o apoio a nossos clientes. Além disso, a facilidade de prazos longos para pagamento (de acordo com a análise de crédito) e taxas de mercado extremamente atrativas faz deste produto um grande sucesso de vendas, atraindo a preferência de grande parte dos consumidores.

* Contratos de Finame do Programa Ford Credit são operacionalizados pelo Banco Bradesco S.A.

Como solicitar cálculo de antecipação?
Cálculo para quitação antecipada – o cliente deverá procurar a agência Bradesco de origem e informar os dados da operação e o dia em que será concluído a quitação;

Para operações que tiveram o recurso liberado e o cliente pretende quitar antes de completar 1 (um) ano, a agência Bradesco de origem deverá enviar, via correio, modelo padrão informando o motivo da quitação antecipada.

CDC


O que é Alienação Fiduciária?
É uma garantia real, onde o Banco passa a ter a posse indireta do bem financiado, e o cliente permanece com a posse direta para garantir a obrigação de pagamento do financiamento pela compra. Essa garantia somente será executada no caso de inadimplência, e o bem financiado não poderá ser alienado novamente a terceiros durante a vigência do contrato.

Quem é o titular do automóvel/caminhão?
O bem é de propriedade do cliente, com alienação fiduciária à instituição financeira.

* Contratos de arrendamento e financiamento do Programa Ford Credit são operacionalizados pelo Banco Bradesco Financiamentos S.A.

Como obter uma posição financeira atualizada do meu contrato?
O site da Ford Credit oferece uma área restrita para clientes, basta digitar seu CPF e senha então você terá à sua disposição todos os dados referentes a valores de parcelas, vencimentos, etc.

Posso substituir o automóvel/caminhão financiado por outro?
Sim. Você poderá fazê-lo a qualquer momento, desde que haja aprovação da instituição financeira, que analisará as condições do contrato e do novo automóvel/caminhão a ser alienado, podendo ser 0(zero) Km ou usado.

* Contratos de arrendamento e financiamento do Programa Ford Credit são operacionalizados pelo Banco Bradesco Financiamentos S.A.

Posso transferir meu financiamento para terceiros?
Sim. Você pode transferir seu Financiamento para terceiros desde que não haja débitos pendentes e a instituição financeira aprove o crédito da pessoa interessada em adquirir o caminhão.

* Contratos de arrendamento e financiamento do Programa Ford Credit são operacionalizados pelo Banco Bradesco Financiamentos S.A.

Posso liquidar antecipadamente meu contrato de financiamento?
Sim. Você deve solicitar o boleto de pagamento com o valor total para quitação na nossa Central de Relacionamento Ford.