Para Voce Cliente

Perguntas Frequentes: Quer financiar seu veículo? / Para você que já é cliente / Dúvidas Gerais


PERGUNTAS FREQUENTES / Para você que já é cliente

Transferência de dívida
A Transferência de Dívida consiste em uma cessão de direitos e obrigações, isto é, um processo em que haverá a substituição do financiado (cedente) para um novo devedor (cessionário) que assumirá todas as obrigações do contrato, sendo que não poderá haver alteração nos dados financeiros do contrato ou conter pendências documentais.

Para efetuar a transferência da dívida o atual proprietário do bem deverá estar com as parcelas em dia e o cessionário (comprador) deverá ter um cadastro com renda compatível, pois, será necessário realizar uma análise de crédito.

Após a análise do crédito, o departamento responsável entrará em contato para informar a posição de sua solicitação.

Caso a proposta seja aprovada, para dar continuidade no processo será cobrada uma tarifa para realização da transferência da Dívida.

A retirada do DUT poderá ser realizada pelo cedente ou pelo cessionário.

Para realizar esse procedimento, contate a Central de Relacionamento Ford.

Troca de Garantia
A troca de garantia possibilita ao cliente alterar a garantia do Financiamento ou Arrendamento Mercantil, antes do término do contrato, sem alterar os dados financeiros do contrato. Portanto, caso o veículo a ser alienado seja de valor superior ao que será substituído, a diferença deverá ser paga diretamente ao seu vendedor.

Para a troca/substituição da garantia, há algumas regras no processo. Confira abaixo:

  • A substituição está sujeita a análise de crédito;
  • Será cobrada a tarifa de troca/substituição da garantia;
  • Para veículos seminovos e/ou usados, será necessário realizar a vistoria do bem.

Para realizar esse procedimento, contate a Central de Relacionamento Ford.

Alteração Cadastral
No caso de Pessoa Física, para alteração de endereço residencial, será necessário encaminhar o comprovante de endereço por fax ou e-mail.

No caso de Pessoa Jurídica, será necessário encaminhar:

  • Comprovante de endereço;
  • Cartão de CNPJ;
  • Contrato social.

Para realizar esse procedimento, contate a Central de Relacionamento Ford.

Cópia do contrato de Financiamento / Arrendamento
No caso de Pessoa Física, para alteração de endereço residencial, será necessária a cópia de contrato de Pessoa Jurídica e somente poderá ser solicitada pelo representante da empresa que constar no cadastro do Bradesco Financiamentos, e poderá ser enviado somente via Correios.

A solicitação pode ser realizada através da Central de Relacionamento Ford.

Saída do país com o veículo financiado
Para sair do país com o veículo financiado é necessário entrar em contato com a Central de Relacionamento Ford e solicitar a autorização.

Para este procedimento, será necessário apresentar cópia dos seguintes documentos:

  • CNH condutor;
  • DUT / CRV ou CRLV (Documento do veículo);
  • Seguro Carta Verde (Seguro obrigatório para automóveis matriculados no país de origem em viagem internacional no âmbito do Mercosul, poderá ser adquirido nas companhias de seguros);

Caso o condutor seja um terceiro, será necessário encaminhar a carta de autorização do financiado com reconhecimento de firma por semelhança.

O prazo para concessão da carta é de até 5 dias úteis.

Solicitação de boleto avulso
O boleto avulso poderá ser emitido nos seguintes casos:

  • Antecipação de pagamento e liquidação de contrato;
  • Não recebimento do carnê no início do contrato;
  • Perda ou extravio do carnê durante o financiamento;
  • Pagamento em atraso, dentro do prazo bancário.

Desalienação do veículo ao final do contrato de financiamento (CDC)
Após a quitação do contrato, é necessário liberar o veículo (baixa de gravame) que está alienado. Este processo é feito de maneira automática, no prazo de 5 dias úteis, a partir da data de liquidação.

A baixa automática apenas será realizada se, no decorrer do contrato, a transferência do CRV - Certificado de Registro do Veículo tenha sido feita para o nome do cliente e com alienação fiduciária ao Banco.

Caso não tenha emitido o documento, é necessário entrar em contato com a Central de Relacionamento Ford, para obter maiores informações do procedimento.

Atenção: Antes de emitir novo documento certifique-se de que houve a baixa do gravame

Obter o CRV/DUT do veículo financiado
O CRV (Certificado de Registro do Veículo), mais conhecido como DUT (Documento Único de Transferência) é o documento de segurança que se destina a certificar a propriedade do veículo e comprovar que o mesmo está no cadastro de veículos do DETRAN. Além de comprovar o registro, o CRV com o verso preenchido, assinado pelo proprietário e com a firma reconhecida, habilita a transferência de propriedade do veículo para a pessoa nele constante.

Existe também outro documento de segurança, o chamado CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), que se destina a comprovar que o veículo está com o licenciamento regular. É um documento de porte obrigatório e sua apresentação é indispensável para a realização de qualquer serviço pelo DETRAN.

Para utilizar seu veículo novo, é necessário que os documentos estejam atualizados, e regularizados em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro em vigor. Sendo assim, você deverá comparecer ao Departamento de Trânsito – DETRAN de sua região, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados a partir da assinatura do contrato de financiamento/empréstimo com garantia de alienação fiduciária, para a obtenção do CRV/DUT. Ou, para maior comodidade, você poderá contratar um despachante de sua confiança que providenciará a regularização do seu documento. É importante lembrar que, se o documento não for regularizado no período estipulado, o DETRAN cobrará uma multa cujo valor poderá variar em cada região.

Em alguns casos, o documento é providenciado pela revenda ou concessionária, na qual você adquiriu seu veículo. Se esse é o seu caso, não precisa se preocupar. Apenas aproveite seu veículo novo!
Nas operações de Financiamento ou Empréstimo com garantia de Alienação Fiduciária, o documento será emitido em seu nome, mas estará alienado à Bradesco Financiamentos. Ao final do contrato será necessário solicitar ao Banco a baixa do seu gravame.

Término do financiamento – Obtenção do Termo de Quitação
O Termo de Quitação é o seu próprio carnê. Assim que terminar de quitá-lo, a Baixa de Gravame ocorre automaticamente após 05 dias úteis do pagamento. Caso a baixa não tenha ocorrido dentro deste prazo, gentileza contatar a Central de Relacionamento Ford.