Tatuí

Tatuí-SP

Considerado um dos mais modernos do mundo, o Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior de São Paulo, funciona desde 1978 com instalações completas para o desenvolvimento e teste de automóveis, utilitários e caminhões. Sua área de 4,66 milhões de metros quadrados inclui instalações administrativas, laboratórios, oficinas para a construção e montagem de protótipos, testes especiais e 50 km de pistas.

Pioneiro na América do Sul, ele conta hoje com cerca de 800 colaboradores, entre os quais 280 engenheiros - 130 deles pós-graduados e sete PhDs. Realiza mais de 10 milhões de quilômetros de testes por ano para garantir a segurança, conforto, estabilidade e qualidade dos veículos Ford.

Sua estrutura engloba áreas específicas para o desenvolvimento de carros e caminhões e também uma engenharia experimental de motores. É equipado para a realização de testes de desempenho e consumo de combustível, freios, barreira de impacto ("crash-test"), penetração de água e poeira, câmara fria, cabines de névoa salina, arrefecimento, nível sonoro interno e externo, emissões, evaporação, durabilidade, construção de protótipos, dinâmica veicular, calibração e desenvolvimento de motores, entre outros.

Suas pistas de testes simulam as diferentes condições de ruas e estradas da América do Sul, rampas com diferentes ângulos de inclinação e estradas de terra dos mais diferentes tipos. O Campo de Provas tem ainda uma pista "off road", especial para a avaliação de veículos com tração 4x4, com ondulações variadas, "facões", pedras soltas, poços de lama e áreas com areia e água para análise de desempenho.

O seu Laboratório de Emissões é o único da Ford na América do Sul certificado conforme a norma internacional de qualidade ISO 17025, que lhe permite certificar veículos exportados sem que os órgãos governamentais estrangeiros precisem acompanhar os testes. Ele é capacitado para fazer ensaios de todos os tipos de veículos, com motores a gasolina, a álcool e a diesel, de acordo com as normas brasileiras e europeias.

Todos os anos, a Ford desenvolve um programa de investimentos no Campo de Provas para se manter à frente do que existe de melhor em termos de tecnologia e equipamentos.

Campo de Provas de Tatuí
Rodovia Antônio Romano Schincariol (SP 127) Km 124,5
Bairro Pederneiras - Tatuí - São Paulo
CEP: 18.276-860