Meio Ambiente - Fábricas

Fábricas

Fábrica de São Bernardo - Iniciativas ambientais
A política ambiental da fábrica reflete o exercício da cidadania corporativa responsável. Ela é focada na proteção do meio ambiente e está disponível ao público em geral, alinhada com a política corporativa mundial da Ford Motor Company.

A fábrica da Ford em São Bernardo do Campo preocupa-se com todos os seus aspectos ambientais. Seus compromissos são:

atender ou exceder todos os requisitos legais ou corporativos aplicáveis;

estabelecer e manter um sistema de gestão ambiental para suporte a esta política;

melhorar continuamente o desempenho do Sistema Ambiental Ford;

gerenciar e liderar os processos, materiais e as atividades dos empregados e contratados internos, visando à minimização dos potenciais impactos ambientais de suas atividades;

combater a poluição do ar, solo e água;

estabelecer e revisar, ao menos anualmente, os programas ambientais, a fim de gerenciar os aspectos ambientais significativos;

divulgar os procedimentos aos contratados, terceiros e prestadores de serviços e encorajá-los a obedecer aos requerimentos do Sistema Ambiental Ford;

incentivar a implantação e manutenção, por parte de contratados, terceiros e prestadores de serviços, de um sistema de gerenciamento ambiental.

Entre as ações mais recentes desenvolvidas com a aplicação desses conceitos incluem-se a instalação de torneiras com fechamento automático nos banheiros, redução do número de lâmpadas nos locais com pouco movimento, desligamento de transformadores e outros equipamentos no período noturno e coleta seletiva de resíduos para reciclagem em todas as áreas produtivas e de escritórios.

A fábrica mantém, também, uma campanha permanente de arrecadação de óleo de cozinha usado, com a participação do restaurante e dos empregados. O material é retirado pela ONG Trevo, que o utiliza na fabricação de sabão e outros produtos de limpeza. O pagamento é feito por meio desses materiais, que são doados pelo Comitê de Cidadania dos Trabalhadores da Ford para instituições sociais.

Fábrica de Camaçari - Iniciativas ambientais
Desde o início do projeto, o cuidado com a preservação ambiental sempre foi tratado como prioridade, com o objetivo de gerar equilíbrio ambiental na região, por meio de soluções inovadoras.

Esse conceito começa na arquitetura dos prédios, construídos de forma a aproveitar ao máximo a luz e ventilação natural para proporcionar conforto aos ocupantes com baixo consumo de energia.

Entre as ações ambientais incluem-se medidas que também visam o conforto, a segurança e o bem-estar dos empregados e colaboradores:

Coleta seletiva de resíduos para reciclagem;

Tratamento de efluentes industriais;

Captação da água de chuva direcionada para alimentação dos novos lagos;

Tratamento térmico de gases da pintura;

Florestamento de uma área de 7 milhões de metros quadrados (dentro e ao redor do Complexo, com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica).

Complexo Industrial Ford Nordeste é o primeiro da indústria automobilística brasileira a adotar o processo ecológico de tratamento de esgotos sanitários conhecido como wetlands (ou terras úmidas). Baseado na técnica de despoluição hídrica, através do solo filtrante cultivado com espécies, como o arroz, ele permite o reaproveitamento da água resultante do processo de produção na irrigação de jardins e gera biomassa para a produção de adubo, com baixo custo e alta eficiência.

A fábrica se destaca também no cuidado com as áreas ao redor. Ela possui uma área total de 7 milhões de metros quadrados (sendo 2,4 milhões de m² dentro do Complexo e 4,6 milhões de m² ao redor do terreno) para o florestamento, na qual já foram plantadas mais de 250 mil mudas de árvores, com o objetivo de formar um cinturão verde para melhorar o microclima e aumentar a biodiversidade da região.

Desse total, 100 mil mudas foram produzidas pelo viveiro do Centro de Educação Ambiental do Complexo. São espécies nativas e ornamentais - como embaúba, ipê roxo, jacarandá e pau-brasil -, utilizadas também para doação a escolas, prefeituras e comunidades.

Outra atividade do Centro de Educação Ambiental é o aproveitamento dos resíduos vegetais gerados nos restaurantes para a compostagem. Transformados em adubo natural, eles auxiliam na manutenção das áreas verdes.

Fábrica de Taubaté - Iniciativas ambientais
Preservar o meio ambiente faz parte da filosofia da Ford em todo o mundo. Por isso, desde que instalou sua fábrica em Taubaté, a empresa tem tomado todas as precauções necessárias para identificar e agir sobre qualquer forma de impacto que suas atividades possam exercer sobre a natureza.

Essa preocupação deu origem à Política Ambiental Ford e ao Sistema de Gerenciamento Ambiental Ford.

Entre os compromissos estabelecidos por essa política, destacam-se:

Atender ou exceder todos os requisitos legais e regulamentares ambientais.

Empenhar-se no melhoramento contínuo do Sistema de Gerenciamento Ambiental.

Encorajar a redução da geração de resíduos.

Incentivar a prevenção contra a poluição do ar, água e solo.

Responder a questões de interesse da comunidade. Permanecer disponível a todos os empregados e ao público em geral.

O lago artificial existente dentro da fábrica, com água reaproveitada dos processos industriais, é um dos orgulhos da fábrica e de seus empregados. A água, limpa, foi transformada em criadouro de peixes que servem de alimento para diversas espécies de aves selvagens da região. Por esse programa de manejo da vida selvagem, a fábrica foi reconhecida por três vezes pelo WHC - Wildlife Habitat Council, organização internacional dedicada à conservação da natureza, como exemplo de preservação.

Além da coleta seletiva de resíduos em toda a fábrica, os empregados são incentivados a fazer o mesmo com o lixo doméstico. O material é encaminhado para a entidade filantrópica Lar Irmã Amália, que faz a triagem e o destina para reciclagem, ajudando famílias e crianças carentes da região.

As latas são alvo de uma campanha especial. Por meio de um acordo com a Alcan, todas as latas de alumínio arrecadadas são convertidas em fundos para assistência a outras entidades sociais atendidas pelo Comitê.

Campo de Provas de Tatuí - Iniciativas ambientais

No Campo de Provas da Ford em Tatuí, o meio ambiente é preservado não só com a manutenção da mata original que envolve a região, mas também, internamente, com a adoção de processos de coleta seletiva e programas de conservação de uso de água e energia.

Os 2.500 metros cúbicos de água potável que o Campo de Provas consome mensalmente são totalmente fornecidos por poço artesiano próprio, com controle rígido de vazão, consumo e qualidade para proteger a saúde e o meio ambiente.

A sua qualidade é controlada diariamente, com cloração e coleta em 11 pontos para análise tanto do aspecto físico como bacteriológico. São feitas também análises mensais e semestrais mais abrangentes das características físico-químicas da água.

Um dos cuidados para garantir o uso racional da água é o sistema de circuito fechado para lavagem de veículos, necessária para o exame da carroceria e testes de vedação. Toda a água é recirculada para os tanques, reduzindo a necessidade de reposição.

Além de utilizar internamente a coleta seletiva de resíduos, a unidade também incentiva os empregados a seguir o exemplo em casa, com a distribuição de sacos de lixo coloridos que facilitam a separação do material. O total arrecadado dessa forma é doado a uma cooperativa de catadores.