Camaçari

Camaçari-BA

O Complexo Industrial Ford Nordeste inaugurou um novo polo automotivo e de desenvolvimento no Nordeste do Brasil. Com capacidade para produzir 250 mil veículos por ano, ele trouxe não só uma grande transformação social na região como também introduziu conceitos inovadores de produção e de conservação ambiental.

Inaugurada em outubro de 2001, a fábrica reúne sob o mesmo teto a Ford e 27 parceiros, que fornecem sistemas para os veículos diretamente na linha de montagem. Nela são produzidos veículos de grande sucesso: o Fiesta Hatch, o Fiesta Sedan e o EcoSport. Localizada no município de Camaçari, BA, situa-se apenas a 3 km do Polo Petroquímico, a 50 km da capital e a 35 km do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.

Tecnologia de última geração, além de um dos mais altos níveis de automação, são características marcantes da fábrica - fatores que contribuem para o elevado padrão de eficiência e qualidade de suas operações.

A unidade conta com um modelo de produção inovador, chamado montagem modular sequenciada, aplicado pela primeira vez dentro da Ford Mundial. Seu principal diferencial é a participação de fornecedores diretamente na linha de montagem e no processo de produção e não apenas no fornecimento dos componentes do veículo, compartilhando das instalações e das responsabilidades.

O Complexo Ford Nordeste conta com mais de 512 robôs e sistemas eletromecânicos de automação, que atuam em áreas críticas em termos de segurança e qualidade.

O processo de estamparia é totalmente automatizado, maximizando a segurança e reduzindo a praticamente zero os riscos de acidentes de trabalho.

No setor de montagem da carroceria, sistemas automáticos também controlam mais da metade das operações, incluindo a armação, solda e conferência de geometrias.

A pintura, devido à complexidade e sofisticação de seus equipamentos, é uma instalação modelo em termos mundiais. Ela foi a primeira, entre todas as fábricas da Ford no mundo, a empregar o sistema Eco-M, com turbinas de alta rotação e quatro robôs que executam a pintura automática da parte externa das carrocerias, com distribuição homogênea e sem desperdício de tinta, que é produzida à base de água, reduzindo as emissões evaporativas.

Diversidade
O Complexo Industrial Ford Nordeste gera mais de 8 mil empregos diretos, além de 80 mil postos de trabalho indiretos. Isso produz resultados sensíveis na atividade econômica da região, que também foi beneficiada com a melhoria da infraestrutura nas áreas de transporte, educação, saúde e comunicação.

Cerca de 90% dos empregados são da própria região e, especialmente, de Camaçari e Dias D'Ávila, municípios vizinhos à fábrica. O recrutamento respeita a diversidade étnica e cultural da população, sendo que 40% das vagas são destinadas às mulheres e 70% aos afrodescendentes.

Complexo Industrial Ford Nordeste
Avenida Henry Ford, 2000, Área Industrial Leste
Bairro Copec - Camaçari - Bahia
CEP: 42.810-000