Home > sobre-a-ford > Historia

História da Ford - Sobre a Ford | Ford Brasil

historia-billboard-img

Apresentação


A Ford é sinônimo de automóvel e inovação há mais de 100 anos. Foi a primeira indústria automobilística a se instalar no Brasil, em 1919.

Apresentação


A Ford é sinônimo de automóvel e inovação há mais de 100 anos. Foi a primeira indústria automobilística a se instalar no Brasil, em 1919.

Ford: a primeira no Brasil

A Ford está hoje na linha de frente das tecnologias que abrem caminho para a mobilidade do futuro, com carros elétricos, autônomos, inteligentes e conectados. Para chegar até aqui foram décadas de investimento, pesquisa e inovação, que nasceram com o sonho de Henry Ford de tornar o automóvel acessível para as massas.

Ford: a primeira no Brasil

A Ford está hoje na linha de frente das tecnologias que abrem caminho para a mobilidade do futuro, com carros elétricos, autônomos, inteligentes e conectados. Para chegar até aqui foram décadas de investimento, pesquisa e inovação, que nasceram com o sonho de Henry Ford de tornar o automóvel acessível para as massas.

Ao desenvolver a produção em série de veículos, Ford pôs o mundo sobre rodas, revolucionou a indústria e virou fonte de inspiração para empreendedores e inovadores de todas as áreas.

Foi também um dos pioneiros a acreditar no potencial de desenvolvimento do Brasil, tornando a Ford a primeira a produzir automóveis no país, em 1919, com o emblemático Modelo T.

Começou assim essa riquíssima história escrita por profissionais dedicados e grandes produtos, que ajudam a contar o avanço social, econômico e cultural do Brasil nos últimos 100 anos.

Uma escola de engenharia reconhecida também pela difusão de valores como ética, integridade, respeito, amor ao trabalho e cidadania para promover a evolução do homem e da vida em sociedade. Conheça aqui os seus principais marcos.

Ao desenvolver a produção em série de veículos, Ford pôs o mundo sobre rodas, revolucionou a indústria e virou fonte de inspiração para empreendedores e inovadores de todas as áreas.

Foi também um dos pioneiros a acreditar no potencial de desenvolvimento do Brasil, tornando a Ford a primeira a produzir automóveis no país, em 1919, com o emblemático Modelo T.

Começou assim essa riquíssima história escrita por profissionais dedicados e grandes produtos, que ajudam a contar o avanço social, econômico e cultural do Brasil nos últimos 100 anos.

Uma escola de engenharia reconhecida também pela difusão de valores como ética, integridade, respeito, amor ao trabalho e cidadania para promover a evolução do homem e da vida em sociedade. Conheça aqui os seus principais marcos.

Historia

Cidade do Futuro

O sonho da mobilidade

O sonho da mobilidade

Historia

Henry Ford

Henry Ford nasceu no dia 30 de julho de 1863, em uma fazenda em Dearborn, Michigan, EUA. Desde menino ele adorava desmontar e remontar relógios, mostrando sua vocação para a engenharia. Engrenagens, catracas, molas e ferramentas eram seus brinquedos favoritos e bastava observar um mecanismo para entender o seu funcionamento.

Vivendo o trabalho duro na fazenda, percebeu que as máquinas podiam ser empregadas em muitas tarefas para aliviar as pessoas desse fardo. Trabalhou como aprendiz em uma fábrica de vagões ferroviários e uma oficina em Detroit. Aos 16 anos, também trabalhava à noite numa joalheria consertando relógios.

Henry Ford nasceu no dia 30 de julho de 1863, em uma fazenda em Dearborn, Michigan, EUA. Desde menino ele adorava desmontar e remontar relógios, mostrando sua vocação para a engenharia. Engrenagens, catracas, molas e ferramentas eram seus brinquedos favoritos e bastava observar um mecanismo para entender o seu funcionamento.

Vivendo o trabalho duro na fazenda, percebeu que as máquinas podiam ser empregadas em muitas tarefas para aliviar as pessoas desse fardo. Trabalhou como aprendiz em uma fábrica de vagões ferroviários e uma oficina em Detroit. Aos 16 anos, também trabalhava à noite numa joalheria consertando relógios.

Voltou a Dearborn para ajudar a administrar a fazenda da família. Com seu jeito para mecânica, foi contratato pela Westinghouse para consertar motores a vapor. Estudou contabilidade, administração e desenho mecânico em Detroit e se casou com Clara Bryant. Foi contratado como engenheiro na usina elétrica de Detroit da Edison Illuminating Company, de Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica e do cinema, que mais tarde tornou-se seu incentivador. A empresa permitia que ele usasse uma pequena oficina onde desenvolvia seus projetos.

Aos 30 anos, Ford fabricou um motor de combustão interna de um cilindro, instalado na mesa da cozinha de sua casa, com a ajuda da esposa. Em 1986 ele projetou e construiu outro motor, desta vez adaptado a um quadro equipado com rodas de bicicleta, o Quadriciclo, que se tornaria o primeiro automóvel Ford.

Voltou a Dearborn para ajudar a administrar a fazenda da família. Com seu jeito para mecânica, foi contratato pela Westinghouse para consertar motores a vapor. Estudou contabilidade, administração e desenho mecânico em Detroit e se casou com Clara Bryant. Foi contratado como engenheiro na usina elétrica de Detroit da Edison Illuminating Company, de Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica e do cinema, que mais tarde tornou-se seu incentivador. A empresa permitia que ele usasse uma pequena oficina onde desenvolvia seus projetos.

Aos 30 anos, Ford fabricou um motor de combustão interna de um cilindro, instalado na mesa da cozinha de sua casa, com a ajuda da esposa. Em 1986 ele projetou e construiu outro motor, desta vez adaptado a um quadro equipado com rodas de bicicleta, o Quadriciclo, que se tornaria o primeiro automóvel Ford.

Linha de montagem contínua: o início da produção em massa do automóvel

Henry Ford fundou a Ford Motor Company em 16 de junho de 1903. Dez anos depois, inaugurou uma nova era na história industrial ao introduzir a linha de montagem contínua na sua fábrica em Dearborn, EUA, para a produção em série do Modelo T, técnica de manufatura que marcou a revolução industrial do século 20.

O ideal de Henry Ford, desde o início, era fabricar o carro mais simples possível, para consumo em massa. Naquela época, os carros eram vistos como um artigo de luxo para poucos. Logo iniciou a expansão para outros mercados e, depois de se instalar no Canadá, França, Inglaterra, Irlanda e Argentina, chegou ao Brasil.

Linha de montagem contínua: o início da produção em massa do automóvel

Henry Ford fundou a Ford Motor Company em 16 de junho de 1903. Dez anos depois, inaugurou uma nova era na história industrial ao introduzir a linha de montagem contínua na sua fábrica em Dearborn, EUA, para a produção em série do Modelo T, técnica de manufatura que marcou a revolução industrial do século 20.

O ideal de Henry Ford, desde o início, era fabricar o carro mais simples possível, para consumo em massa. Naquela época, os carros eram vistos como um artigo de luxo para poucos. Logo iniciou a expansão para outros mercados e, depois de se instalar no Canadá, França, Inglaterra, Irlanda e Argentina, chegou ao Brasil.

Historia

Ford Modelo T: revolução na indústria

Top