
Fábrica do Bom Retiro
A Ford transfere a linha de montagem e os escritórios para instalações mais amplas, em um antigo palácio de patinação na Praça da República. A empresa crescia em ritmo acelerado e em poucos meses aumentou a produção para cerca de 4.000 unidades por ano, um verdadeiro assombro para aqueles dias.
1921
Centro de São Paulo
Fábrica do Bom Retiro
Linha de montagem
A Ford muda para um edifício próprio, na Rua Solon, 809, no bairro do Bom Retiro, construído para abrigar a primeira linha de montagem de veículos em série do Brasil. Cópia da sede da empresa em Detroit, o prédio de três andares tinha capacidade para produzir 4.700 automóveis e 360 tratores por ano.
1922
A visita à fábrica da Ford tornou-se uma atração turística em São Paulo, com os visitantes acompanhando impressionados as fases de montagem do Modelo T.
1923
Visita à fábrica
Exibição do Ford Modelo TT
Ford Modelo TT
Anúncio de jornal
Para provar a qualidade e resistência do Modelo T e de sua versão utilitário, o Modelo TT, a Ford realizava demonstrações de força dos veículos em ações de marketing. Essas exibições ajudaram a popularizar os produtos e a incentivar as vendas.
1924
A Ford promoveu a primeira exposição automobilística no Brasil, no Palácio das Indústrias, em São Paulo. Em estandes ambientados, as diferentes versões dos carros e caminhões da marca foram vistos por milhares de visitantes e personalidades. Nesse ano, a marca atingiu a produção recorde de 17.000 veículos.
1925
Primeira exposição automobilística
Propaganda de rua
Fachada da exposição
Salão interno
Exposição no Rio de Janeiro
A Ford monta uma exposição de grande sucesso no Rio de Janeiro, então capital federal. Uma linha de montagem foi levada de São Paulo com operários e técnicos para demonstrar o seu funcionamento, sem interromper a operação normal da fábrica. E a marca registrou novo recorde de vendas no Brasil, de 24.250 veículos.
1926
O Marechal Rondon, na época major, adquiriu em São Paulo um Modelo T 1926 e faz uma expedição até Cáceres para instalar a primeira linha telegráfica entre São Paulo e Mato Grosso, iniciando um novo ciclo na história das telecomunicações no Brasil. O carro foi depois restaurado pela Ford e exposto no Museu dos Correios e Telégrafos em Brasília.
1928
Marechal Rondon e o Ford Modelo T
Marechal Rondon e o Ford Modelo T
Marechal Rondon e painel comemorativo
Ford Modelo A sedã quatro portas
Ford Modelo A cupê
Anúncio de jornal
Fordlândia
Fordlândia
Fordlândia
O Ford Modelo A, sucessor do Modelo T, chega ao Brasil cercado de grande expectativa e com diversos aperfeiçoamentos mecânicos. Incentivada pelo sucesso das primeiras exposições de veículos, a Ford realiza novos eventos em Porto Alegre e no Rio de Janeiro.
No mesmo ano Henry Ford criou a Fordlândia, uma vila tipicamente americana com 10.000 km2 no meio da selva amazônica no Pará, com 1,9 milhão de seringueiras para a produção de borracha. O objetivo era não depender das fontes do Oriente para a fabricação de pneus. Mas uma epidemia devastou os seringais e o projeto foi abandonado em 1933.