
Inauguração da Fábrica do Ipiranga
Exposição de veículos e implementos
Com a exposição de seus tratores e caminhões em diferentes locais do país, junto com diversos implementos para o trabalho agrícola, a Ford ajudou a criar demanda para os novos produtos. Desse crescente interesse surgiram os planos para o início da produção nacional.
1953
Com a inauguração da Fábrica do lpiranga, no bairro de mesmo nome em São Paulo, com 200.000 m2 de instalações amplas e modernas, a Ford abriu uma nova era para o desenvolvimento da indústria e do país. Mais de 2.500 empregados foram contratados para a produção diária de 125 veículos.
1957
Inauguração da Fábrica do Ipiranga
Vista aérea do complexo
Caminhão Ford F-600
Exposição de lançamento na fábrica
O primeiro veículo Ford brasileiro, o caminhão F-600, saiu da linha de montagem da Fábrica do Ipiranga no dia 26 de agosto. Com capacidade de 6 toneladas, motor V8 e índice de 40% de nacionalização, foi um grande marco da indústria nacional.
1958
A Ford ampliou sua linha nacional com os modelos F-100, F-350 e F-600 a diesel. Inaugurou a Fábrica de Motores no Ipiranga e a Fundição de Osasco, SP, que instalou os primeiros fornos elétricos de indução da América do Sul, produzindo ferramentas de estamparia e peças fundidas para os veículos da Ford e de outras marcas.
Picape Ford F-100
Anúncio de jornal
Fundição de Osasco
1959
Caravana de caminhões Ford Bandeirante
Abrindo caminho em Porto Velho
Para divulgar a qualidade de seus veículos, a Ford realizava várias demonstrações de força. Uma delas foi uma grande prova de resistência com o caminhão Ford “Bandeirante”. Durante 41 dias, ele percorreu 4.790 km de São Paulo a Porto Velho, vencendo obstáculos impressionantes no caminho.