Prepare-se para mudar toda a sua opinião sobre veículo elétrico ao dirigir um Ford. O Mustang Mach-E já chegou ao Brasil e combina design atraente, desempenho impressionante de um carro esportivo, performance de 0-100km em 3,7s e as características tecnológicas de um carro elétrico.
Prático mas necessita calma.
Corrente Alternada (CA).
Carregar seu Ford em qualquer lugar, quando você não tem pressa. Utilize uma tomada da sua casa com um carregador de baixa potência. Pode ser ideal para quem roda menos que 30 km por dia.
O balanço perfeito.
Corrente alternada (CA).
Carregue seu Ford de um modo mais rápido com o Ford Wall Box. Enquanto você dorme, seu veículo se recarrega. Ideal para sua rotina diária.
Carregue ainda mais rápido.
Corrente alternada (CA).
Ideal para combinar momentos de carga com sua rotina, possui capacidade maior de carregamento e geralmente está disponivel em locais semi-públicos e/ou públicos, mas também pode ser instalado na sua casa.
Máximo rendimento para ocasiões necessárias.
Corrente continua (CC).
Um equipamento de alta potência (nas Estações de Carga Rápida CC, também chamadas de Eletropostos) carrega seu Ford em menor tempo. Ideal quando você busca praticidade ou carga rápida para uma viagem.
Para chegar mais longe, conte com a força de quem está conosco.
A Ford tem o compromisso de criar um transporte mais sustentável, inclusivo e equitativo no futuro (“Road to Better”). Acreditamos que o sucesso a longo prazo de qualquer negócio está intimamente ligado à criação de valor para clientes, funcionários e comunidades, ao mesmo tempo que cuidamos do planeta. Temos a meta de atingir a neutralidade global de carbono até 2050, e uso de 100% de energia renovável nas operações de manufatura. Também houve progresso de iniciativas para obter matérias-primas produzidas com responsabilidade e tornar mais transparente a nossa cadeia de suprimentos de veículos elétricos e baterias, para que esteja alinhada com nossos valores.
A Ford está comprometida com a eletrificação, tendo anunciado versões elétricas de seus produtos icônicos para a América do Sul, como o Mustang Mach-E, que chega ao mercado em outubro de 2023, e a E-Transit, van 100% elétrica. Além disso, em maio de 2023 lançamos a primeira picape híbrida do Brasil, a Maverick Hybrid. Globalmente, nossos investimentos em eletrificação até 2026 representam US$ 50 bilhões.
O Mach-E une eletrificação com o ícone de esportividade, o Mustang, trazendo design moderno, um motor elétrico por eixo (eAWD) com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, amortecedores 6 MagneRide, freios Brembo de alta performance , três modos de condução, faróis Full-LED, abertura elétrica do porta-malas sem as mãos (hands-free), SYNC 4A com tela de 15,5” e autonomia de 379 km (no padrão Inmetro, ou 379 km no WLTP), tudo isso aliado à versatilidade e ao amplo espaço interno da carroceria SUV.
O Mach-E é produzido na fábrica de Cuautitlán, no México.
O Mustang Mach-E foi lançado nos Estados Unidos em 2021 e, desde então, já é oferecido em mais de 37 países ao redor do mundo. No ano passado, inclusive, celebramos o marco de 150 mil unidades produzidas.
Sim, as mais de 110 concessionárias Ford venderão o Mustang Mach-E, com destaque para as 50 concessionárias especialistas que poderão realizar reparos no conjunto propulsor do Mach-E com a utilização de ferramentas especiais.
A garantia é de três anos para o veículo e oito anos ou 160.000 km para os componentes do conjunto de propulsão elétrica, incluindo os motores e a bateria de alta voltagem.
No período dos três anos de garantia do veículo, as revisões serão gratuitas, sem limite de quilometragem. A manutenção preventiva do Mustang Mach-E deve ser feita a cada 12 meses ou 16.000 km, o que ocorrer primeiro.
Não há nenhuma demanda especial. O cliente deve apenas seguir o plano de manutenções programadas em uma concessionária especialista Ford. Caso o cliente esteja em uma área onde não há uma concessionária especialista, o road assistance (plataforma) leverá o Mach-E para um especialista, sem custo.
Como vocês sabem, o plano de manutenção de veículos elétricos é bem mais simples do que o de veículos a combustão, o que acaba se tornando, também, mais um atrativo aos clientes do Mach-E (Ex: entre outros itens, a troca de óleo, por exemplo, não se aplica). Primeira revisão: Inspeção geral de serviço – níveis de fluido, pastilha de freio, bateria entre outros Segunda revisão: Inspeção geral de serviço e troca do filtro de pólen Terceira revisão: Inspeção geral de serviço e troca do fluido de freio.
Sim, a Leandrini é o parceiro de blindagem certificado pela Ford. A blindagem é de nível 3-A, com vidros AGP B33, e custará em torno de R$ 138.000.
O sistema de alta voltagem, que inclui a bateria, possui oito anos de garantia ou 160.000 km, o que ocorrer primeiro.
A bateria do Mustang Mach-E possui capacidade de 91 kWh, resultando em uma autonomia de 379 km (Inmetro).
A autonomia é reduzida quando o condutor dirige em velocidades altas constantemente e de maneira agressiva. Isso, inclusive, pode resultar em redução da eficiência e da vida útil da bateria caso ocorra por períodos prolongados.
Entre os fatores que influenciam na autonomia temos o estilo de condução do motorista, uso do ar condicionado e demais sistemas do veículo, como faróis e desembaçador, pressão dos pneus, trajeto percorrido (como serras e colinas) e uso regular do carregamento contínuo em corrente contínua, que pode reduzir a autonomia de forma mais acelerada com o passar dos anos.
O Mach-E utiliza cerca de 250 Wh quando está parado com o veículo ligado e o controle de temperatura desligado. Assim, há perda de 1,6 km por hora. Quanto a variações climáticas, essa perda pode variar, mas normalmente é de 1 a 2 kW, ou seja, 7,5 km por hora.
A bateria de alta voltagem utiliza química NCM (níquel + cobalto + manganês) e, por essa razão, a potência do veículo cairá conforme o estado da carga, com efeito aproximadamente linear entre o desempenho e o status da bateria. Essa queda afeta a potência de saída, mas não afeta o torque. Ou seja, a característica de arrancada permanecerá a mesma.
As células da bateria são fornecidas pela LG Electronics. A bateria é montada na planta de Cuautitlán, no Mexico, com patente Ford.
A bateria do Mustang Mach-E possui 12 módulos, totalizando 596 kg.
Se a bateria de 12V for esgotada, a bateria de alta voltagem vai automaticamente recarregá-la. Se houver uma falha do sistema que resultou no esgotamento da bateria, uma notificação será enviada ao cliente. Isso ocorre quando o veículo está desligado. Se o veículo percebe que a bateria de 12 V está com o status 14 baixo, irá fazer uma transferência de energia para ajudar a manter a bateria de 12 V em um status saudável e indicará, via FordPass, “bateria de 12 V precisa de serviço” ou algo similar.
O mesmo que ocorre em um carro a combustão, ou seja, o carro não vai ligar.
Ao diminuir a velocidade, liberando o pedal do acelerador ou pressionando o freio, o medidor exibe a quantidade de potência que o sistema de frenagem regenerativa captura e devolve à bateria de alta tensão.
A bateria de alta tensão do Mustang Mach-E tem uma estrutura externa construída com aço de alta resistência que proporciona elevada rigidez estrutural e segurança durante uma colisão. Além disso, internamente, possui barras transversais que aumentam a rigidez estrutural da bateria e fornecem maior proteção em caso de impacto lateral. Todos os conectores possuem certificação contra entrada de água e a dissipação térmica é feita através de um sistema de arrefecimento líquido.
O veículo elétrico é totalmente isolado, garantindo segurança aos ocupantes. Entretanto, quando se tem carregadores mal instalados ou uma infraestrutura de carregamento em desacordo com as normas, por exemplo, isso pode apresentar algum risco, assim como um cabo de carregamento desencapado ou danificado. O cabo de carregamento tem proteção contra água em caso de chuva, mas não pode ser imerso nem ter um jato de água direcionado aos pinos de carregamento, sob pena de danificar o componente.
Através dos dados do veículo conectado é possível monitorar o estado do veículo, verificando os códigos de falha que aparecem. Em caso de problema, o proprietário deve levar o veículo ao concessionário para que seja verificado. O técnico irá fazer o diagnóstico completo através de uma ferramenta específica, verificando tensão, estado de carga, isolamento, entre outros parâmetros. Em caso de falha da bateria, é possível substituir os módulos (sempre em pares) ou a bateria por completo.
Sim, a bateria do Mach-E possui 12 módulos e, em caso de falha, é possível substituir os módulos (sempre em pares), facilitando o tempo de reparo e diminuindo o número de resíduos gerados por um eventual descarte.
Pré-condicionar a cabine é definir os horários de saída do veículo, permitindo controlar horários de carga e aquecer ou refrigerar a cabine e a bateria de alta tensão quando o veículo está plugado. Definindo um horário de saída, o veículo pode usar a energia proveniente do carregamento para concluir a carga, climatizar a cabine e otimizar a temperatura da bateria antes da saída programada. É possível programar dois horários de saída por dia para cada dia da semana.
Em um estado com pouca carga na bateria, o veículo pode começar a desativar recursos para proteger a vida útil da bateria. É possível aumentar a longevidade e o desempenho da bateria de alta tensão usando o agendamento de recarga, atrasando o início e ajustando um limite máximo de carga. É recomendável que a recarga inicie pelo menos de 2 a 3 horas após plugar o carro para que a bateria esfrie, além de ajustar o nível máximo de carga em 90% para o uso no dia a dia, o que reduz o desgaste da bateria.
É recomendado que a bateria não fique com 100% de carga - o ideal seria 50% de carga aproximadamente (isso pode mudar de acordo com a química da bateria). Essa explicação consta no manual do proprietário para consulta do cliente.
O recomendado é que utilize somente quando necessário, ou seja, não fazendo parte de sua rotina diária para garantir uma ótima vida da bateria, além de configurar para que carregue até 80% da capacidade da bateria de forma que otimize o tempo de carregamento e também proteja a bateria.
Sim, pois o Mach-E possui proteções para garantir que o cliente não leve nenhuma descarga elétrica.
Sim, o Mustang Mach-E pode ser carregado durante todo o dia usando o modo AC.
Não, é possível carregar a qualquer momento. A recomendação é não deixar a carga da bateria inferior a 15%.
O Mustang Mach-E vem com um carregador residencial portátil, o Ford Mobile Wallbox, de 7 kW, fornecido com o veículo, que recarrega 100% da carga da bateria em cerca de 14 horas. Ele necessita de uma tomada industrial 220 V, 32 A, com instalação elétrica dedicada e custo de instalação estimado entre R$ 3.000 e R$ 5.000, dependendo da estrutura do local. Outras opções são oferecidas pelos parceiros Enel, Ezvolt, Neoenergia e WEG. Confira junto a um de nossos concessionários o que melhor atende a sua necessidade.
Sim, pois a bateria de 12 V é separada da bateria de alta tensão e estará sempre funcionando para permitir a entrada e saída do veículo a qualquer momento.
A Ford conta com fornecedores homologados que fazem a segregação adequada de cada material e componente interno da bateria, dando o destino correto de maneira a não afetar o meio ambiente.
FordPass é um aplicativo que coloca as informações do seu Ford na palma da mão, como o manual do proprietário, manual de manutenção, assistência 24 horas, agendamento de serviços online, informativo de recall entre outros. Para os veículos conectados, o app FordPass permite que o cliente utilize os recursos remotos, tais como: controles remotos, status, localização e a capacidade de receber alertas sobre a saúde do veículo.
O FordPass oferece recursos como travamento/destravamento remoto, partida remota com ativação do ar-condicionado (automático a 22°C ou com as últimas configurações), ativação de luzes e buzina, agendamento de partida remota com ativação do ar-condicionado, localização do veículo, alertas de saúde do veículo (VHA) e status do veículo (odômetro, autonomia, pressão dos pneus e nível da bateria), além de funções relacionadas a um carro elétrico, como agendamento e acompanhamento de recarga, précondicionamento da cabine e da bateria e localização de carregadores públicos. O aplicativo também permite acesso ao manual do proprietário, histórico de serviços, agendamento de serviços, informação de garantia, assistência 24 horas, localizador de concessionárias, contato com os Mach-E Experts para solução de qualquer dúvida de forma rápida e fácil e acesso a benefícios especiais para usuários FordPass.
As funções básicas, que não dependem de conectividade, estão disponíveis no FordPass desde o momento em que o cliente adiciona o seu veículo no aplicativo. Após adicioná-lo, para ter acesso aos recursos que dependem da conectividade, o cliente precisa realizar a ativação seguindo o processo que aparece na tela inicial do aplicativo e confirmando no próprio veículo. Uma mensagem aparecerá na tela do SYNC. É importante estar com o veículo ligado durante este processo.
O Mach-E Expert é um especialista do produto que tem como objetivo explicar aos clientes como funcionam os equipamentos e funcionalidades do veículo. Ele estará disponível em tempo real, por meio do FORDi, o Assistente Virtual da Ford, e poderá ajudar os clientes por chat, chamada de voz ou vídeo.
O Mach-E Expert não é uma pessoa da concessionária, mas faz parte da equipe da Central de Atendimento Ford.
Se o cliente, após ter respondidas as suas perguntas, estiver interessado em comprar um Mustang Mach-E, o Expert completará o processo para que um vendedor entre em contato com o cliente interessado.
Saiba como se preparar para a chegada do seu Ford elétrico.
Nosso Mach-E Expert responde tudo o que você ainda quer saber.